<strong>Restos vegetais e adubação nitrogenada na micorrização e produtividade do arroz de terras altas em sistema plantio direto</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i4.5316
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de restos vegetais e da adubação nitrogenada em cobertura na micorrização (colonização, número de esporos dos fungos micorrízicos arbusculares) e produtividade de grãos de arroz de terras altas em plantio direto. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da Unesp/Campus de Ilha Solteira, município de Selvíria (Estado do Mato Grosso do Sul). Nas parcelas principais foram testadas as leguminosas: crotalária (Crotalaria juncea L.), guandu (Cajanus cajan L.) e a mucuna-preta (Stizolobium aterrimum Piper & Tracy) e as gramíneas: milho (Zea mays L.), milheto (Pennisetum americanum L.) e sorgo-granífero (Sorghum bicolor L.), mais o pousio (vegetação espontânea), como cobertura de solo. Nas subparcelas, após a semeadura do arroz, foi utilizada adubação nitrogenada em cobertura (zero e 75 kg há-1 de N, na forma de uréia). A produtividade de grãos do arroz foi influenciada pelos restos vegetais, mas não pelas doses ou pela interação. O sorgo mostrou influência negativa sobre a produtividade do arroz. A adubação nitrogenada influenciou a esporulação, mas não a colonização micorrízica ou a produtividade de grãos, na época da colheita. Não houve correlação entre as variáveis estudadas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.