<strong>Moscas frugívoras (Tephritidae e Lonchaeidae): ocorrência em pomares comerciais de tangerina (<em>Citrus reticulata</em> Blanco) do município de Matinhas, Estado da Paraíba</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i5.5964
Resumo
O município de Matinhas, Estado da Paraíba com aproximadamente 1,3 milhões de plantas de tangerina, é responsável por 90% da produção do Estado. A pesquisa foi conduzida em cinco regiões geográficas do município de Matinhas, onde foram coletados 20 frutos na copa e 20 sob a copa da planta, objetivando pesquisar a ocorrência de moscas frugívoras e seus níveis de infestação em tangerina. Os resultados obtidos evidenciaram que a tangerina é infestada por Ceratitis capitata (Wiedmann,1824), Neosilba zadolicha (McAlpine e Steyskal) e Neosilba glaberrima (Wiedmann,1830). O índice médio de infestação de C. capitata nas cinco regiões não ultrapassou 0,5 pupa fruto-1. A percentagem de emergência (P.E.) de C. capitata em frutos coletados na planta e solo variou entre 14,0 a 54,0% de adultos fruto-1. Os índices de infestação de N. zadolicha, em frutos coletados na planta e solo, variaram entre 0,4 a 4,3 pupários fruto-1. Os dados da percentagem de emergência (P.E.) de N. zadolicha variaram entre 49,9 a 65,9% de adultos fruto-1, sendo considerada a espécie mais abundante, dominante e com uma alta taxa de sobrevivência. N. zadolicha foi considerada praga primária da tangerina nas condições de Matinhas. Este é, também, o primeiro relato das espécies N. zadolicha e N. glaberrima infestando tangerina na Paraíba.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.