<b>Planejando o uso de águas residuárias para irrigação na Região Metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná, com um balanço hídrico climatológico decendial</b>- DOI: 10.4025/actasciagron.v29i5.734
Resumo
O presente trabalho realizou um estudo voltado ao planejamento do uso de águas residuárias, utilizando um programa de simulação do balanço hídrico climatolóico decendial para fins de irrigação suplementar. As simulções foram realizadas para três grupos de culturas, em duas localidades na Região Metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná(Colombo e Campo Largo), onde se encontram instaladas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Considerando a precipição provavel em nível de 75% de probabilidade, a irrigação suplementar necessaria às olerícolas, frutas/forrageiras e grãos ficaram em torno de 123,5, 158,9 e 205,3 mm, respectivamente, sendo necessarias entre 2 e 5 irrigações ano–1, na localidade de Colombo (CAD = 103,4 mm), e entre 5 e 13 irrigaçõees ano–1, para Campo Largo (CAD = 43,2 mm). Considerando a vazão de projeto da ETE e a amplitude maxima entre valores provaveis a 75% de ETo e precipitação, apenas 118,9 e 396,3 ha poderão ser irrigados em Colombo e Campo Largo, respectivamente.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.