<b>Teor e composição química do óleo essencial de <em>Melissa officinalis</em> L. in vitro sob influência do meio de cultura</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v31i2.765
Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito do meio de cultura no teor e composição química do óleo essencial de Melissa officinalis, foi realizado o presente trabalho, que avaliaram três concentrações do meio de cultura MS. O experimento foi implantado em delineamento inteiramente casualizado, com sete repetições, e cada repetição foi representada por uma amostra de 20 g de plântulas frescas. A extração do óleo foi realizada em aparelho de Clevenger modificado com duração de 1h e 30 min. e a análise química foi realizada por cromatografia gasosa. Observou-se que o teor e a composição química do óleo essencial de M. officinalis foram influenciados pela concentração de sais do meio MS. As plântulas que se desenvolveram nos meios MS e MS/4 apresentaram maior teor de óleo essencial, e os componentes majoritários foram o geranial (25,23 e 16,21%, respectivamente) e o neral (24,5 e 20,53%, respectivamente). Já o componente majoritário presente no óleo de plântulas de melissa cultivadas em meio MS/2 foi o acetato de nerila (18,69%).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.