<b>Embebição e germinação de sementes de camu-camu</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i4.783
Resumo
Objetivando verificar o comportamento das sementes de camu-camu, quanto à germinação, em função da embebição, realizou-se o presente trabalho, utilizando-se sementes extraídas de frutos maduros, provenientes de plantas adultas. Os tratamentos consistiram em seis tempos de pré-embebição: 0 (testemunha), 4, 8, 12, 24 e 36 horas. Após cada período, as sementes foram colocadas em caixas tipo gerbox, tendo como substrato vermiculita textura fina, e mantidas em germinadores BOD à temperatura constante de 25ºC. Para cada tratamento foram realizadas 4 repetições com 25 sementes cada. Realizaram-se avaliações diárias do número de sementes germinadas, sendo os dados agrupados semanalmente e transformados em arc sen x / 100 para fins de análise estatística. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Pelos resultados obtidos, pode-se concluir que a germinação das sementes de camu-camu não é influenciada pela embebição, bem como pelo período deste tratamento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.