<b>Indução do enraizamento em estacas de <em>Malvaviscus arboreus</em> Cav. com diferentes concentrações de ácido indol–butírico (AIB)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v31i2.799
Resumo
Foi avaliado o efeito de três concentrações de auxina (0, 2.000 e 6.000 ppm) (ácido indol-bultírico - AIB) para induzir a formação de raízes adventícias em três tipos de estacas caulinares (herbáceas, semilenhosas e lenhosas) de malvavisco (Malvaviscus arboreus Cav.). As estacas foram cortadas em bisel, com aproximadamente 12 cm cada, tratadas com o fungicida benomyl e, posteriormente, com AIB. As avaliações foram feitas 30 dias após o plantio, sendo avaliado o aparecimento ou não de calos, raízes e brotações. Entre as estacas, as lenhosas apresentaram melhor capacidade regenerativa, atingindo o máximo de tecido caloso, enraizamento e brotação, independentemente da concentração de AIB utilizada. No tratamento com AIB na concentração de 2.000 ppm, em estacas herbáceas e lenhosas, obtiveram-se melhores resultados para enraizamento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.