<b>Avaliação qualitativa de pulverizadores da região de Cascavel, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i4.901
Resumo
No processo de tratamento fitossanitário, o controle das características da pulverização deve ser realizado com o objetivo de garantir a eficiência dos tratamentos, evitando-se perdas de produtos sem causar danos ao meio e ao próprio homem. Dessa forma, é fundamental que os pulverizadores estejam em perfeito estado de conservação. O objetivo deste trabalho foi realizar na região de Cascavel, Estado do Paraná, uma avaliação qualitativa de pulverizadores agrícolas. Foram checados, no campo, o estado e presença dos principais componentes de 62 pulverizadores. Os pulverizadores avaliados foram divididos em três categorias: montado, arrasto e autopropelido. Observou-se que os equipamentos avaliados estão com manutenção inadequada. Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bicos, manômetros, filtros de linhas, entre outros), apenas 17% dos equipamentos estão em condições adequadas de uso.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.