<b>Níveis de vitamina E e de selênio para pós-larvas de <em>Macrobrachium amazonicum</em></b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i1.1965
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo determinar os melhores níveis dietários de vitamina E e de selênio para pós-larvas do camarão amazônico, Macrobrachium amazonicum (Crustacea). Nesse sentido, pós-larvas com peso médio de 280mg e comprimento médio de 20,60mm foram mantidas em 28 aquários de 12L dotados de sistema de recirculação de água e de controle automático de temperatura, submetidas à esquema fatorial 3x2, em um delineamento inteiramente casualizado, com 1 tratamento adicional, totalizando 4 repetições por tratamento. As pós-larvas foram alimentadas com rações purificadas à base de albumina e de gelatina, contendo 3 níveis de vitamina E (100mg/kg, 200mg/kg e 400,00mg/kg), 2 níveis de selênio (0,50mg/kg e 1mg/kg) e 1 tratamento adicional (sem suplementação de selênio e de vitamina E). Após 30 dias, avaliou-se o ganho de peso, a conversão alimentar aparente, a taxa de sobrevivência e a concentração de selênio no filé. Observou-se que: 200mg de vitamina E/kg e 0,50mg de selênio/kg proporcionam melhores respostas de ganho de peso e de conversão alimentar aparente; 100mg de vitamina E/kg e 0,50mg de selênio/kg proporcionam melhor taxa de sobrevivência e, 200mg de vitamina E/kg e 1mg de selênio/kg proporcionam maior concentração de selênio no filé. Com base nesses resultados, recomenda-se 200mg de vitamina E/kg e 0,50mg de selênio/kg de ração, na alimentação de pós-larvas de camarão amazônico, de modo a proporcionar melhores resultados quanto ao desempenho produtivo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























