<b>Influência do processamento da dieta no desempenho produtivo do acará bandeira (<em>Pterophyllum scalare</em>)</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i1.847
Resumo
O experimento foi conduzido na Universidade Estadual Paulista, Laboratório de Peixes Ornamentais do Centro de Aqüicultura da Unesp, Jaboticabal, Estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar o desempenho produtivo do acará bandeira (Pterophyllum scalare), alimentados com dietas processadas de três formas (farelada, peletizada e extrusada). Foram utilizados 240 peixes distribuídos em 24 aquários de 40 L, alimentados com uma dieta contendo 28% de PB e 4000 kcal kg-1 de EB. Avaliou-se o peso final médio, ganho de peso, taxa de crescimento específico, consumo de ração e conversão alimentar. Ao final de oito semanas, não houve diferença significativa no desenvolvimento dos peixes alimentados com dietas extrusada e peletizada. Os alimentados, entretanto, com dieta farelada apresentaram baixa taxa de crescimento específico. A taxa de conversão alimentar foi melhor em indivíduos alimentados com dieta extrusada. Nas condições presentes neste estudo dietas extrusadas e peletizadas são adequadas para o crescimento e manutenção do acará.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.