<b>Biologia e pesca do timbiro, <em>Pterengraulis atherinoides</em>, do açude Pereira de Miranda (Pentecoste, Estado do Ceará, Brasil)</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v27i4.1156
Resumo
O trabalho aborda a biologia e a pesca do timbiro, Pterengraulis atherinoides, do açude Pereira de Miranda, Pentecoste, Estado do Ceará. Coletas mensais foram realizadas durante o período de agosto de 1994 a julho de 1995. Com os dados morfométricos, uma distribuição de freqüência de comprimento foi feita para ser analisada através do Programa FAO-ICLARM Stock Assessment Tools - FISAT. Assim, os seguintes parâmetros foram estimados: crescimento, mortalidade, taxa de exploração, probabilidade de captura, recrutamento e intensidade do esforço de pesca. Desta forma, conclui-se que a espécie possui vida curta e uma taxa de crescimento alta. Os coeficientes de mortalidade natural e por pesca mostraram-se equilibrados, por se tratar de um estoque não explorado comercialmente. Mesmo com um tamanho médio de primeira captura abaixo do valor do de primeira maturação gonadal, que se deve à baixa seletividade da rede-de-espera, a espécie é muito prolífera, garantindo, assim, o equilíbrio da populaçãoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.