Morfofisiologia de <em>Andropogon gayanus</em> Kunth sob adubação mineral e orgânica em três estratos verticais
Resumo
Neste experimento foram avaliadas algumas características morfofisiológicas do capim-andropogon, Andropogon gayanus Kunth cv. Planaltina (Poaceae), submetido a quatro tratamentos de adubação (0, 25, 50 kg N/ha/corte e 20t esterco bovino aplicado após o corte de uniformização), dois intervalos entre cortes (28 e 42 dias), em duas épocas de avaliação (84 e 168 dias) e amostrado em três estratos (20-40 cm; 40-60 cm; >60 cm do solo). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em parcelas subsubdivididas. Os maiores valores de massa seca total e de colmos foram registrados no estrato inferior (20-40 cm), enquanto que os estratos superiores apresentaram maior massa seca de folhas (40-60 e > 60 cm) e relação folha/colmo. A adubação não influenciou significativamente (P > 0,05) as características do capim-andropogon estudadas nesta pesquisa.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.