<b>Digestibilidade aparente de dietas contendo silagem de cana-de-açúcar tratada com aditivo químico ou microbiano para cordeiros</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i1.260
Resumo
A ensilagem da cana-de-açúcar propicia benefícios logísticos à propriedade,contudo, as altas concentrações de etanol encontradas nas silagens pode reduzir o consumovoluntário, e conseqüentemente, afetar o desempenho animal. Foram utilizados 12 borregosSanta Inês (49 ± 3 kg) distribuídos em um delineamento experimental de blocos completoscasualizados. As rações foram compostas por 50% de volumoso e 50% de concentrado na MS, sendo os quatro tratamentos experimentais: a) cana-de-açúcar in natura (CC), b)silagem de cana-de-açúcar tratada com L. buchneri (SAD), c) silagem de cana-de-açúcar tratada com 1,0% de uréia (U1,0) e d) silagem de cana-de-açúcar tratada com 1,5% de uréia (U1,5). O coeficiente de digestibilidade da FDN foi menor (p<0,05) para CC quandocomparada com as silagens de cana-de-açúcar (CC vs SAD e CC vs U1,0 e U1,5). Adigestibilidade da PB foi maior (p<0,05) para os animais alimentados com U1,0%comparado com aqueles alimentados com U1,5%. Com relação ao balanço de nitrogênionão foi observado diferença (p>0,05) para as variáveis avaliadas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.