Cooperativismo e assistência técnica: novos parâmetros para ação
Resumo
A questão da modernização dos sistemas de produção e da comercialização de produtos agropecuários encontra, nas empresas cooperativas, contornos bastante específicos. Embora estejam submetidas ao mesmo movimento de competição em que estão todas as empresas capitalistas, particularmente no processo de globalização de mercados ora em curso, estas empresas situam-se em processos de reorganização de suas estruturas que apontam para redefinições tecnológicas e de inserção no mercado, cujas soluções são enormemente conflitantes no âmbito da manutenção de princípios cooperativos, importantes para sua unidade e coerência internas. Nestes termos, a assistência técnica e a extensão assumem relevância ao oferecer, para os cooperados, serviços que busquem a sua integração às novas dinâmicas das cadeias produtivas. Para além da função de transmissor de tecnologias, o “Projeto Latão Cheio” busca constituir espaço de construção de novas identidades empresariais entre os produtores de leite.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.