Combinações de fontes de nitrogênio e amido de alta e baixa degradabilidade ruminal avaliadas pela técnica <em>in situ</em>
Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar a degradabilidade ruminal de quatro concentrados, os quais diferiam entre si pela diferença na degradação ruminal das fontes de amido e nitrogênio utilizadas. Foram utilizadas três vacas da raça Holandesa, com peso médio de 530kg e portadoras de cânula ruminal. Os concentrados formulados com fonte de amido e nitrogênio de alta degradabilidade ruminal apresentaram maiores valores de degradabilidade efetiva (DE) da matéria seca, proteína bruta e amido para taxas de passagem de 2%/h, 5%/h e 8%/h e o inverso foi observado para os concentrados com fontes de amido e nitrogênio de baixa degradabilidade ruminal. Os concentrados formulados alternando as fontes de amido e de nitrogênio de alta e baixa degradabilidade ruminal apresentaram valores intermediários de DE da matéria seca e da proteína. A DE do amido foi influenciada pela fonte de amido independentemente da fonte de nitrogênio.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.