<b>Mananoligossacarídeo em dietas para juvenis de tilápias do Nilo</b> - doi: 10.4025/actascianimsci.v32i2.7724

  • Kátia Kalko Schwarz FAFIPAR/UEM
  • Wilson Massamitu Furuya Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Raquel Marçal Natali Universidade Estadual de Maringá
  • Mariana Michelato Programa de Pós Graduação em Zootecnia/UEM
  • Mirian Cristina Gualdezi Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá
Palavras-chave: Desempenho, mucosa intestinal, peixe, prebiótico

Resumo

O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a inclusão de mananoligossacarídeo (MOS) em dietas para juvenis de tilápias do Nilo. Foram utilizados 224 peixes (25 g ±1,0 g), em um período de 53 dias e os peixes foram distribuídos em um delineamento em blocos ao acaso, sendo considerado como bloco cada tanque de 1.000 L com 16 gaiolas de 0,12 m3 cada. Foi utilizada dieta-controle com 28,5% de proteína bruta e 2.855 kcal de energia digestível kg-1 e adicionado MOS nas proporções de 0, 1, 2 e 3%. Não foi observado efeito (p > 0,05) dos níveis de inclusão de MOS sobre o consumo, índice hepatossomático, sobrevivência, umidade, cinzas corporal, coeficiente de digestibilidade aparente da máteria seca, energia bruta, proteína bruta, extrato etéreo e disponibilidade das cinzas, densidade de vilos intestinais e número de células caliciformes por vilo. Os melhores resultados (p < 0,05) de conversão alimentar, taxa de eficiência proteica, teores de proteína e extrato etéreo na carcaça e altura das vilosidades intestinais foram obtidos em peixes que consumiram a dieta com MOS. Concluiu-se que o a inclusão de 1% de MOS é adequada em dietas para juvenis de tilápias do Nilo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Kalko Schwarz, FAFIPAR/UEM
Professora adjunta do Curso de Ciências Biológicas, departamento de C. Biológicas da FAFIPAR e chefe do departamento de C. Biológicas/FAFIPAR. Leciona as disciplinas de Anatomia e Fisiologia Animal, Histologia Animal e Aqüicultura. Desenvolve pesquisas no Laboratório de Nutrição de Peixes da FAFIPAR com probióticos e Prebióticos na nutrição de peixes e camarões. Coordena dois projetos de extensão do programa “Universidade Sem Fronteiras” do Governo de Estado do Paraná, com comunidades ligadas ao setor pesqueiro, na transformação da pele de peixe em couro nos Municípios de Paranaguá (Ilha do Mel), Pontal do Paraná e Matinhos.
Wilson Massamitu Furuya, Universidade Estadual de Maringá
Professor Associado Departamento de Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia UEM/PPZ
Maria Raquel Marçal Natali, Universidade Estadual de Maringá
Professora adjunta do departamento de Ciências Biológicas/ Programas de Pós Graduação em Ciências Biológicas
Mariana Michelato, Programa de Pós Graduação em Zootecnia/UEM
Zootecnista, Pós Graduanda do Programa de Pós Graduação em Zootecnia/PPZ/UEM
Mirian Cristina Gualdezi, Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá
Laboratório Nutrição de Peixes, Departamento de Ciências Biológicas
Publicado
2010-04-08
Como Citar
Schwarz, K. K., Furuya, W. M., Natali, M. R. M., Michelato, M., & Gualdezi, M. C. (2010). <b>Mananoligossacarídeo em dietas para juvenis de tilápias do Nilo</b&gt; - doi: 10.4025/actascianimsci.v32i2.7724. Acta Scientiarum. Animal Sciences, 32(2), 197-203. https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v32i2.7724
Seção
Nutrição de Não-Ruminantes

0.9
2019CiteScore
 
 
29th percentile
Powered by  Scopus