<b>Fator de condição e aspectos reprodutivos de fêmeas de <em>Pimelodella</em> cf. <em>gracilis</em> (Osteichthyes, Siluriformes, Pimelodidae) no rio Amambai, de Mato Grosso do Sul</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i2.1030
Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever a variação sazonal do fator de condição e do ciclo de desenvolvimento gonadal de Pimelodella cf. gracilis no rio Amambai, Estado de Mato Grosso do Sul. O comprimento e o peso de 232 indivíduos foram obtidos para cálculo do Fator de Condição Alométrico. Para as fêmeas (n=162), obtivemos, ainda, o peso e o estádio de maturação dos ovários, para cálculo do IGS e da freqüência percentual desses estádios em cada estação do ano. Os resultados obtidos indicam que os maiores valores de IGS correspondem às estações primavera e verão. Com base nisso, conclui-se que o período de desova da espécie está compreendido entre os meses de outubro e abril, embora não tenha sido possível determinar com maior precisão quando esse evento ocorre. Os maiores valores do fator de condição foram observados no verão, como possível conseqüência da maior atividade alimentar que os indivíduos apresentaram durante a primavera.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.