<b>Comunidade perifítica nos reservatórios em cascata do rio Paranapanema, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i3.1333
Resumo
O rio Paranapanema, um dos principais tributários do alto rio Paraná, apresenta, ao longo de seu percurso, vários reservatórios. Em 2001, sete desses foram estudados quanto à comunidade perifítica: Chavantes, Salto Grande, Canoas II e I, Capivara, Taquaraçu e Rosana. As coletas do perifíton (epifíton) foram realizadas em dois períodos e sempre na região litorânea. A biomassa perifítica nos reservatórios do rio Paranapanema foi caracterizada pelo regime pluviométrico da região, sendo os valores mais elevados e irregulares no período chuvoso. Foi observada maior semelhança entre a biomassa, a composição e a abundância nos reservatórios situados no médio Paranapanema, especialmente em Salto Grande e Canoas I. Os reservatórios de Rosana e de Capivara apresentaram uma maior riqueza de táxons, densidade algal e maiores valores de clorofila a. Sugere-se que a estrutura da comunidade ficoperifítica foi controlada por vários fatores, como precipitação, transparência, profundidade, tempo de retenção, temperatura e nutrientes da águaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.