<b>Comunidade de algas perifíticas em distintos ambientes da planície de inundação do alto rio Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i1.1354
Resumo
Foram selecionados quatro ambientes com diferentes características hidrodinâmicas, em dois períodos hidrológicos, no ano de 2001. Os dados limnológicos abióticos da região litorânea foram obtidos simultaneamente aos dados bióticos. O substrato padronizado foram pecíolos de Eichhornia azurea Kunth. Por meio da análise quantitativa do ficoperifíton, verificou-se que não ocorreu diferença significativa entre os diferentes períodos hidrológicos analisados. O período de águas baixas apresentou maior densidade de algas perifíticas. Entretanto observou-se uma tendência para maior variância dos dados no período de águas baixas. Entre os ambientes, houve diferença significativa. No período de águas altas, o maior valor de densidade foi constatado para o ambiente lótico; em águas baixas, as diferenças entre as densidades foram mais acentuadas, sendo que a lagoa das Garças apresentou a maior densidade total. A Análise de Correspondência Canônica resumiu 92,6% da variabilidade total dos dados e discriminou os ambientes em função do regime hidrodinâmico. Em síntese, a estrutura da comunidade de algas perifíticas, em nível de Classes, respondeu às diferenças do regime hidrodinâmico dos ambientes associados à planície de inundação do alto rio ParanáDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.