<b>Enumeração e isolamento de bactérias anaeróbias facultativas num reator de fluxo ascendente e manta de lodo tratando efluente de uma indústria de gelatina</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i2.1977
Resumo
Neste trabalho foram determinados os níveis de bactérias anaeróbias facultativas em Reator de Fluxo Ascendente e Manta de Lodo (UASB) utilizado no tratamento de efluente de industria de gelatina. A quantificação dos microrganismos apresentou similar valor na manta de lodo granular e na zona de fluidização. No compartimento de sedimentação do reator as bactérias foram dois logs menores. Estas comunidades são compostas principalmente de bacilos Gram-negativos. Os mais abundantes gêneros foram Acinetobacter, Aeromonas, Citrobacter, Escherichia, Klebsiella e Stenotrophomonas. O significado para a saúde pública das bactérias isoladas no reator UASB é desconhecido. Algumas espécies são residentes permanentes, outras são encontradas em somente uma parte da população, e ainda outras espécies são patógenos oportunistas que causam infecção humana. No presente estudo, nenhuma das bactérias predominantes pertence ao grupo dos patógenos estritosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.