<b>Efeitos da fragmentação florestal sobre as comunidades de aves</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i2.2030
Resumo
Este trabalho discute os efeitos da fragmentação florestal sobre as comunidades de aves verificados em diversos estudos, e apresenta considerações para a conservação da avifauna. Os principais fatores ambientais determinantes da riqueza de aves em florestas e que são alterados no processo de fragmentação são a área florestal, o grau de isolamento, a diversidade de hábitats e o efeito de borda. Os diversos estudos diferiram em seus resultados em relação aos efeitos da fragmentação sobre a avifauna, mas alguns padrões são notáveis: 1. extinção seletiva de espécies nos fragmentos (há grupos mais susceptíveis ou mais resistentes ao processo, enquanto outros são até beneficiados); 2. densidade compensatória (aumento na densidade de algumas espécies em relação a sua densidade em florestas contínuas). Os resultados levam à conclusão de que para uma plena conservação da comunidade de aves florestais de uma região é necessária a conservação das grandes florestas, ao invés de diversos fragmentos pequenosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.