Influência do nível hidrológico sobre a assembléia de peixes em lagoa sazonalmente isolada da planície de inundação do alto rio Paraná
Resumo
A finalidade deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes períodos hidrológicos na estrutura da assembléia de peixes da lagoa Canal do Meio, planície de inundação do alto rio Paraná, considerando-se alguns atributos das assembléias, tais como: riqueza, diversidade, eqüitabilidade, densidade e standing crop. A densidade específica foi estimada em anos com diferentes níveis hidrológicos, utilizando-se o método de verossimilhança máxima de Zippin. O primeiro ano analisado, 1996, foi caracterizado por baixos níveis de cheia, curto período de inundação e inundação interrompida. Em 1998, o oposto foi observado. As diferenças entre as assembléias de peixes foram atribuídas aos diferentes níveis de cheia. Riqueza das espécies, densidade total e, especialmente, a densidade de peixes migradores foi menor em 1996. Esses resultados demonstram a importância da continuidade e da duração do período de inundação (como observado em 1998) para a conservação da biodiversidade de peixes em ecossistemas de planície de inundação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.