Biogeografia de <em>Philodendron</em> seção <em>Calostigma</em> (Schott) Pfeiffer (Araceae) no Brasil
Resumo
Philodendron é um gênero com distribuição geográfica exclusivamente neotropical. Até o momento são reconhecidas para o gênero cerca de 500 espécies distribuídas em três subgêneros: Philodendron, Meconostigma e Pteromischum. A seção Calostigma pertence ao subgênero Philodendron, o maior dos três subgêneros, sendo representada no Brasil por 26 espécies distribuídas por todo o território nacional. O estudo de padrões de distribuição geográfica destas espécies foi feito com base no estudo de materiais de herbários nacionais e internacionais bem como no estudo das espécies no campo. Como resultado, foram encontrados três padrões de distribuição geográfica: espécies de ampla distribuição, espécies de distribuição restrita e espécies de distribuição endêmica de um local ou de uma localidade. 48% das espécies estudadas foram consideradas dentro deste último padrão. Foram reconhecidos dois centros de diversidade genética para o grupo: um na região Sudeste em área de Mata Atlântica e outro na Bacia AmazônicaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.