<b>Trepadeiras: florística da Estação Ecológica do Caiuá e chave de identificação vegetativa para espécies do Norte do Estado do Paraná</b> - doi: 10.4025/actascibiolsci.v34i2.5892
Resumo
As trepadeiras são plantas com alta representatividade nas florestas tropicais e de grande importância ecológica, apontadas como um dos fatores básicos que diferencia florestas tropicais de temperadas. Este trabalho apresenta as espécies de trepadeiras da Estação Ecológica do Caiuá (EECAIUÁ), município de Diamante do Norte, Estado do Paraná, inserida na floresta estacional semidecidual (FES) submontana, situada à margem do rio Paranapanema. Foram encontradas 17 famílias, 44 gêneros e 53 espécies. As cinco famílias mais ricas em número de espécies perfazem juntas 57% do total encontrado. As trepadeiras herbáceas ocorrem em menor número quando comparadas às lianas, e quanto à estratégia utilizada para ascender, as volúveis são as mais diversas, seguidas pelas de órgãos preensores (gavinhas) e escandentes. Uma chave de identificação para famílias, baseada em caracteres vegetativos, foi produzida para as famílias desta localidade com as famílias encontradas em outras duas no Norte do Paraná.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.