<b>Taxa e velocidade de germinação de sementes de <em>Cecropia pachystachya</em> Trécul (Cecropiaceae) ingeridas por <em>Artibeus lituratus</em> (Olfers, 1818) (Chiroptera: Phyllostomidae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v29i4.879
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar se o morcego frugívoro Artibeus lituratus pode ser considerado indutor na germinação de sementes de Cecropia pachystachya, sendo avaliadas a taxa e a velocidade de germinação das sementes em diferentes condições. Os morcegos e os frutos foram coletados na região central de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul; o experimento foi dividido em cinco tratamentos. O primeiro contou com sementes retiradas dos frutos; o segundo, com sementes retiradas das fezes, e o terceiro dividido em três tratamentos ácidos, com concentrações de pH 1, 2 e 3. As sementes que passaram pelo sistema digestório dos animais germinaram com maior velocidade (p < 0,05). No entanto, a taxa de germinação não foi significativamente diferente (p > 0,05) quando comparada às sementes sem tratamento. O tratamento com pH igual a 3 foi estatisticamente igual ao grupo sem tratamento e ao grupo experimental, com sementes retiradas das fezes, indicando o valor aproximado da concentração dos ácidos estomacais desta espécie frugívora. Conclui-se que Artibeus lituratus pode ser considerado indutor do aumento da velocidade de germinação nas sementes desta espécie vegetal, refletindo na importância desta espécie frugívora na manutenção ecológica dos ecossistemas tropicais, principalmente em áreas de Cerrado.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.