<b>Light microscopy and ultrastructure of the liver of <em>Astyanax altiparanae</em> Garutti and Britski, 2000 (Teleostei, Characidae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v30i1.1456
Resumo
Fígados de 30 exemplares de Astyanax altiparanae, obtidos de pesqueiros, foram submetidos à microscopia de luz e à microscopia eletrônica de transmissão para descrição do parênquima hepático e do tecido pancreático exócrino intra-hepático. Anatomicamente, o fígado apresenta somente três lobos hepáticos. A análise histológica demonstra que os hepatócitos se encontram arranjados na forma de cordões anastomosados, dispostos em duas camadas celulares, sendo que estes estão cercados por sinusóides. O tecido pancreático exócrino intra-hepático apresenta arranjo acinar difuso pelo parênquima hepático. A análise ultraestrutural demonstra que os hepatócitos possuem um núcleo arredondado e retículo endoplasmático rugoso, com disposição paralela à membrana nuclear. As células pancreáticas exócrinas apresentam grânulos de secreção na porção apical e retículo endoplasmático rugoso com distribuição concêntricaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.