<b>Estrutura da fauna de ácaros aquáticos associados a <em>Eichhornia azurea</em> em duas lagoas na planície de inundação do alto rio Paraná, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i4.1268
Resumo
A densidade e distribuição dos ácaros em diferentes segmentos do estolão submerso de Eichhornia azurea foram estudadas mensalmente durante 13 meses, em duas lagoas da planície de inundação do alto rio Paraná. A variação fluviométrica e conseqüente diminuição nas concentrações de oxigênio dissolvido durante a fase de águas altas foram evidenciadas pela PCA. A DCA mostrou a distribuição dos gêneros nos segmentos da planta, formando 5 grupos: grupo A, formado por Centrolimnesia, grupo B, por Unionicola, Koenikea, Neumania, Piona e ninfas, grupo C, por Arrenurus, e grupo E formado por Hydrodroma e Hydrozetes. Os gêneros dos grupos A, C e E apresentaram suas maiores densidades nos segmentos apical e intermediário, pois são considerados menos tolerantes às baixas concentrações de oxigênio. Os grupos B e D foram representados por gêneros adaptados ao fundo e que toleram a hipoxia, onde se registrou maior densidade no segmento basal. A elevação do nível da água favoreceu a ocorrência dos ácaros nos bancos de Eichhornia azurea em função do déficit de oxigênio em regiões profundas das lagoas e através do aumento de hospedeiros e presas. A variação temporal na densidade de ácaros foi relacionada à densidade de presas disponíveis, enquanto que a distribuição nos segmentos foi a relacionada com a especificidade alimentar e a tolerância a hipoxia de alguns gênerosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


1.png)



3.png)











