<b>Alimentação da pirambeba <em>Serrasalmus spilopleura</em> Kner, 1858 (Characidae; Serrasalminae) em um reservatório do Sudeste brasileiro</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i4.1331
Resumo
Foram estudados aspectos da alimentação de 158 exemplares de Serrasalmus spilopleura capturados no reservatório de Porto Colômbia, localizado no rio Grande, bacia do rio Paraná, no período entre novembro de 2001 e agosto de 2002. Utilizaram-se redes de malhar com tamanhos entre 3cm e 16 cm entre nós opostos armadas ao entardecer e retiradas pela manhã, permanecendo expostas por um período de aproximadamente 12 horas. A análise da dieta dos exemplares mostrou-se predominantemente piscívora, sendo exclusivo para exemplares de comprimento padrão superior a 22 cm. Insetos aquáticos também foram ingeridos, complementando a dieta dos indivíduos pertencentes às menores classes de tamanho, demonstrando uma evidente ontogenia tróficaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.