<b>Planejando estudos de diversidade e riqueza: uma abordagem para estudantes de graduação</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i4.1511

  • Sidclay Calaça Dias Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: modelos de abundância de espécies, índices de diversidade, estimadores de riqueza

Resumo

Neste trabalho são apresentados breves aspectos teóricos e práticos relativos ao estudo da diversidade e da riqueza de espécies destinadas aos estudantes de graduação. Questões relativas ao delineamento da pesquisa, à coleta e as análises dos dados são apresentadas e discutidas, brevemente, além de modelos de distribuição de abundância, índices de diversidade e estimadores de riqueza acompanhados de referências da literatura sobre o tema. Objetiva-se mostrar aos alunos, os reveses relativos ao uso inadequado de análises sobre os componentes da diversidade de espécies, aplicados a um conjunto de dados

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Biografia do Autor

Sidclay Calaça Dias, Universidade Federal da Paraíba
possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é doutorando em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, onde desenvolve projeto sobre dinâmica de fauna de aranhas em clareiras. Tem experiência na área de inventários biológicos rápidos (RAP's) e sua principal especialidade é ecologia de populações e comunidades de artrópodes (Arachnida, principalmente). Possui publicações em periódicos especializados no Brasil e no exterior, tendo atuado em parcerias científicas com pesquisadores de várias instituições. Suas áreas de concentração em pesquisas são a Mata Atlântica do Nordeste Brasileiro e a Amazônia Legal Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Como Citar
Dias, S. C. (2008). <b>Planejando estudos de diversidade e riqueza: uma abordagem para estudantes de graduação</b&gt; - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i4.1511. Acta Scientiarum. Biological Sciences, 26(4), 373-379. https://doi.org/10.4025/actascibiolsci.v26i4.1511
Seção
Ciências Biológicas

 

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