<b>Efeitos da utilização de ração autoclavada para ratos em crescimento: digestibilidade e desempenho</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i1.1668
Resumo
Foram conduzidos experimentos para avaliar o fornecimento de ração autoclavada ou não para ratos em crescimento. Para analisar o desempenho, ratos nascidos de fêmeas recebendo ração autoclavada ou não durante a gestação, foram distribuídos em um delineamento experimental casualizado com dois tratamentos e unidade experimental de um animal. A ração fornecida para ratas em gestação não influenciou o peso dos ratos ao nascer nem ao desmame. Nos ensaios de digestibilidade e desempenho utilizaram-se ratos oriundos de fêmeas que receberam ração autoclavada ou não na gestação distribuídos em um esquema fatorial 2x2 (ração normal ou autoclavada até a desmama versus ração normal ou autoclavada após a desmama). Evidenciou-se redução no aproveitamento digestivo da energia bruta da ração autoclavada fornecida após a desmama e piora na conversão alimentar no período até 42 dias. O teste de solubilidade da proteína em KOH é um bom indicador da redução da qualidade nutricional da raçãoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.