<b>Hábitos alimentares de <em>Sotalia fluviatilis</em> no estuário amazônico</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i4.173
Resumo
Objetivou-se descrever e analisar os hábitos alimentares de 50 golfinhos Sotalia fluviatilis capturados acidentalmente na frota pesqueira artesanal do Estuário Amazônico entre 1996 e 2001. As presas foram identificadas e calculadas a freqüência de ocorrência e numérica; testada a similaridade entre a diversidade de presas dos conteúdos e a diversidade de peixes marinhos e de água doce do estuário e, comparados os hábitos alimentares por sexo e categoria de maturidade. Ocorreram 13 espécies de peixes (86,6%) onde as famílias Sciaenidae (32%), Trichiuridae (26%) e Ariidae (16%) foram mais representativas e, quatro espécies de crustáceos (26%). A espécie não apresentou diferenças nos hábitos alimentares entre sexos, mas, os filhotes tiveram maior diversidade de presas que jovens e adultos. Finalmente, houve maior similaridade (0.89) entre a diversidade de presas de S. fluviatilis e as espécies de peixes quando o estuário apresenta características marinhas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.