Bases para a aplicação da teoria da informação em ecossistemas, com ênfase na ascendência
Resumo
Os ecossistemas crescem e desenvolvem-se dentro das restrições termodinâmicas. Uma das formas de se medir o estágio de amadurecimento de um ecossistema é avaliar suas propriedades emergentes, que apesar de não realizarem trabalho no sentido físico, influenciam seu desenvolvimento. Essas propriedades podem ser quantificadas em funções-meta que servem como indicadoras da qualidade do ecossistema. Neste trabalho, são detalhadas, em vários aspectos, duas funções-meta: ascendência e “overhead”. Ambas são baseadas na Teoria de Informação, sendo que a primeira delas reflete o grau de ordem do sistema e a segunda o de desordem. Apesar dos sistemas tenderem à maior organização, um nível de desordem é imprescindível para manter essa mesma ordem. As funções são descritas matematicamente e, através de um exemplo hipotético, os seus cálculos são realizados de forma que possam ser refeitos por interessados no assunto.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.