Estimativa do tamanho das fêmeas com ovos de <em>Moina minuta</em> Hansen, 1899 (Cladocera, Crustacea) no lago Amapá, Rio Branco, Estado do Acre, Brasil
Resumo
Moina minuta, uma espécie tropical de Cladocera, foi selecionada para o estudo do tamanho médio de maturidade e produção de ovos da fêmea, por ser abundante e freqüente nas amostras, durante a fase de águas baixas do ano de 1997 e fase de águas altas em 1998, no lago Amapá, na Amazônia Ocidental. A primipara apresentou tamanhos de 330 µm e 340 µm, respectivamente, na fase de águas baixas e fase de águas altas. Os indivíduos de M. minuta alcançaram tamanho máximo nas águas altas (595 µm). O tamanho médio das fêmeas ovígeras, na fase de águas baixas, foi de 501 µm, produzindo em média 4,41 ovos/fêmea, enquanto que na fase de águas altas foi de 533 µm, com uma média de 4,84 ovos/fêmea. Os resultados, demonstrados através da análise do teste t e teste F de Fischer, mostraram que não houve diferenças estatísticas nos tamanhos dos indivíduos (t= -10,69, F=1,20 e P>0,1227), como também nos tamanhos das fêmeas ovígeras (t= -4,45, F=1,02 e P>0,8906), considerando os dois períodos sazonais estudados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.