Comentários sobre a distribuição geográfica de <em>Astyanax altiparanae</em> Garutti & Britski, 2000 (Osteichthyes, Characidae) na bacia do rio Iguaçu
Resumo
Garutti (1995) fez a revisão de algumas espécies de Astyanax (Osteichthyes, Characidae) e aquela, conhecida como “tambiú” na bacia do alto rio Paraná, anteriormente identificada como Astyanax bimaculatus, foi considerada nova e posteriormente descrita por Garutti & Britski (2000) como Astyanax altiparanae (Pisces, Characiformes). Naquela oportunidade, entretanto, não foram analisados exemplares da bacia do rio Iguaçu. Esse afluente do rio Paraná apresenta um alto grau de endemismo em sua ictiofauna devido ao isolamento geográfico causado pelas cataratas situadas próximo à sua foz. No entanto, muitas dúvidas relacionadas ao status específico da população da bacia do Iguaçu, também chamada de A. bimaculatus antes dos trabalhos de Garutti, permaneceram. Com o escopo de verificar se a população do Iguaçu era da espécie A. altiparanae, comparamos espécimes das duas bacias e concluímos que elas pertencem à mesma espécie, sendo, portanto, sua distribuição geográfica ampliada.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.