Efeito dos conservantes sobre a densidade calórica em músculos de <em>Hoplias</em> aff. <em>malabaricus</em> (Bloch, 1794) (Osteichthyes, Erythrinidae)
Resumo
A conservação de amostras para a determinação dos valores calóricos em estudos de bioenergética de peixes tem se apresentado, na literatura, com uma variedade de métodos. Com o intuito de identificar o efeito de conservantes sobre os resultados obtidos com as diferentes técnicas de conservação, foram coletados exemplares adultos de Hoplias aff. malabaricus (Osteichthyes, Erythrinidae) na planície de inundação do rio Paraná. De cada exemplar, foram retiradas 5 amostras da musculatura, as quais foram submetidas aos seguintes tratamentos: formol (4%), álcool (70%), congelamento (-10oC), nitrogênio líquido (-180oC) e estufa à 60oC (amostra controle). Depois de 30 dias, todas as amostras foram secas em estufa à 60oC e posteriormente procedeu-se à determinação calórica de cada uma das amostras em bomba calorimétrica. Detectaram-se diferenças significativas entre os tratamentos (ANOVA: N=206; F=50,28; p<0,001). Para comparações com os resultados constatados na literatura, são apresentadas estimativas dos efeitos de cada tratamento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.