Dieta de <em>Astyanax bimaculatus</em> (Linnaeus, 1758) (Characiformes, Characidae), da área de influência do reservatório de Corumbá, Estado de Goiás, Brasil
Resumo
Com o objetivo de estudar a alimentação de Astyanax bimaculatus realizaram-se-se, no período de março de 1996 a fevereiro de 1997, amostragens mensais na área de influência do reservatório de Corumbá, agrupadas neste trabalho em três biótopos: Corumbá, Córregos e Rio do Peixe. Foram utilizadas redes de espera e de arrasto. Foram aplicados os métodos de ocorrência e volumétrico e o índice alimentar para analisar a dieta, que foi composta de vinte e sete itens. O índice alimentar, para o total de indivíduos analisados (n=401), indicou que 62,85% da dieta foram compostos de matéria vegetal e 37,13%, de matéria animal. Dentre os vegetais, destacou-se Dicotiledoneae (IAi=58,70%) e dentre os animais, os insetos (IAi=34,65%). Foram constatadas variações na dieta, relacionadas com o tamanho dos indivíduos, sazonalidade e espacialidade, resultados que sugerem ser a espécie oportunista, de hábito alimentar onívoro, com tendência à hervioria-insetivoriaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.