Ocorrência de tecamebas (Protozoa, Amoebozoa, Rhizopoda) em águas continentais brasileiras. III. Família Difflugiidae. Gênero <em>Difflugia</em>
Resumo
Entre as tecamebas, o gênero Difflugia apresenta o maior número de espécies, com aproximadamente 300 espécies, variedades e formas descritas. No Brasil, a fauna de tecamebas, proveniente de diferentes hábitats, como sedimento,macrófitas aquáticas e plânton, tem sido mais intensivamente estudada nos últimos anos. No entanto, essas pesquisas estão limitadas a poucas regiões geográficas. Neste estudo,são fornecidas informações sobre a distribuição geográfica e a ocorrência das espécies do gênero Difflugia no Brasil. Informações taxonômicas atualizadas são fornecidas. É apresentado um total de 60 táxons infragenéricos, dentre os quais Difflugia corona Wallich, D. lobostoma Leidy, D. oblonga Ehrenberg, D. urceolata Carter and D. acuminata Ehrenberg são os que apresentam maior freqüência de ocorrência e os mais amplamente distribuídos nos sistemas de água doce brasileirosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.