Considerações sobre a reprodução artificial e alevinagem de pacu (<em>Piaractus mesopotamicus</em>, Holmberg, 1887) em viveiros
Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a reprodução artificial, incubação e alevinagem de pacu em viveiros de terra. As técnicas de propagação artificial possibilitam o suprimento de ovos para uma grande variedade de peixes destinados à criação em viveiros e outros corpos de água confinados, bem como para sistemas superintensivos. Essas técnicas tornaram igualmente possível introduzir várias espécies importantes de peixes em áreas geográficas separadas. Além disso, permitem a incubação, a eclosão de ovos e larvicultura em condições bem protegidas e independentes das condições climáticas. Dependendo do sistema, 20 a 70% dos ovos produzidos têm possibilidade de se transformarem em alevinos; em contrapartida, a taxa de sobrevivência, sob condições naturais, geralmente é muito inferior a 1% dos ovos produzidosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.