Fator de condição e relação hepato e esplenossomática em teleósteos de água doce naturalmente parasitados
Resumo
O presente relato descreve os valores médios da relação esplenossomática (RES), hepatossomática (RHS) e o fator de condição alométrico (Ka) em tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus Trewavas, 1983), pacu (Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887), piauçú (Leporinus macrocephalus Garavello & Britski, 1988) e no híbrido tambacu (macho P. mesopotamicus x fêmea Colossoma macropomum Cuvier, 1818) naturalmente parasitados. Os espécimes de O. niloticus apresentaram-se parasitados por Trichodina sp.; L. macrocephalus por helmintos monogenóides; P. mesopotamicus por Anacanthorus penilabiatus (Monogenea) e Piscinoodinium pillulare e o tambacu por helmintos monogenóides, Lernaea cyprinacea e P. pillulare. Os resultados sugerem que o parasitismo seja responsável pela redução do fator de condição em O. niloticus, L. macrocephalus e P. mesopotamicus, assim como da relação esplenossomática em Piaractus mesopotamicus, sem afetar a relação hepatossomática dos peixes examinadosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.