Análise morfológica e quantitativa dos neurônios do plexo mientérico do bulbo intestinal de <em>Cyprinus Carpio</em>. (Linnaeus, 1758) (Osteichthyes, Cyprinidae)
Resumo
O plexo mientérico apresenta variabilidade morfológica e quantitativa ao longo do tubo digestório das diferentes espécies animais. No presente trabalho quantificamos e analisamos a morfologia dos neurônios do plexo mientérico de dez bulbos intestinais de Cyprinus carpio, por meio de cortes histológicos corados com HE e Van Gieson e de preparados de membrana corados pelo método de Giemsa. O plexo mientérico foi localizado entre os estratos longitudinal e circular da túnica muscular, sendo constituído por neurônios isolados e por gânglios. As porcentagens de neurônios pequenos, médios e grandes foram 21%, 63,4% e 15,6%, respectivamente, predominando neurônios com basofilia citoplasmática intermediária e núcleo em posição periférica. A análise quantitativa revelou a presença de 2.040 neurônios/6,92mm2 de bulbo intestinalDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.