Análise bacteriológica da água de equipos odontológicos
Resumo
Nos últimos anos, grande esforço tem sido feito para conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância dos processos de esterilização e anti-sepsia. Entretanto, pouca atenção tem sido dispensada pelos cirurgiões-dentistas à qualidade da água utilizada na prática odontológica. Neste trabalho, realizamos 72 análises bacteriológicas em amostras de água de 68 equipos odontológicos e de 4 torneiras, para verificar a qualidade microbiológica da água, através da contagem de bactérias heterotróficas e pesquisa de coliformes. As amostras coletadas das torneiras apresentaram valores compatíveis com os padrões de potabilidade. Das 68 amostras obtidas dos equipos 63 (92,7%) estavam contaminadas e 5 (7,3%) estavam dentro dos padrões de potabilidade. Observou-se que 42 equipos (61,8%) continham água acentuadamente contaminada, 14 (20,6%) apresentaram índice moderado de contaminação e 7 (10,3%) estavam com a água levemente contaminada. Estes resultados apontam a necessidade de cuidados especiais, tais como a descontaminação e a desinfecção periódica dos sistemas de água dos equiposDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.