<b>Morphoquantitative characteristics of myenteric neurons of the terminal segment of the intestine of <em>Cyprinus carpio</em> (Linnaeus, 1758) (Osteichthyes, Cyprinidae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v20i0.4478
Resumo
Considerando a importância do plexo mientérico e a escassez de dados sobre o mesmo em peixes, realizamos o presente trabalho, com a finalidade de contribuir com a caracterização do plexo mientérico nesses animais. Para tanto, o segmento terminal do intestino de 10 exemplares adultos de Cyprinus carpio foi submetido a técnicas de rotina para obtenção de cortes histológicos transversais de 6 e 10µm de espessura, corados pelo método de Weigert-Van Gieson, e de preparados de membrana corados pelo método de Giemsa. Observamos o plexo mientérico constituído por neurônios isolados e por gânglios contendo grupos de dois ou mais neurônios. As porcentagens de neurônios pequenos, médios e grandes foram 48,8%, 47,6% e 3,6%, respectivamente. A densidade neuronal em 6,64mm2 de segmento intestinal foi 5.099 ± 384.35.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.