Análise da conduta educativa do enfermeiro psiquiátrico e saúde mental e a educação problematizadora

  • Luciene Simões Spadini USP
  • Sônia Maria Villela Bueno USP

Resumen

Este estudo objetivou identificar qual o entendimento que os alunos do curso de Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental têm sobre a postura do enfermeiro dessa área de atuação e sua relação com a educação problematizadora. Optou-se por realizar um estudo descritivo exploratório de cunho qualitativo, em interação efetiva do pesquisador com os sujeitos pesquisados e vice-versa. Observou-se que os alunos pontuaram, para conduta problematizadora na assistência à humanização: o diálogo como base para a transformação e construção na relação enfermeiro-paciente; o respeito à cidadania do paciente e o compromisso do profissional para a aplicação concreta da assistência verdadeiramente humanizada, como proposta de atendimento ao portador de transtorno mental

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Publicado
2008-03-26
Cómo citar
Spadini, L. S., & Bueno, S. M. V. (2008). Análise da conduta educativa do enfermeiro psiquiátrico e saúde mental e a educação problematizadora. Acta Scientiarum. Health Sciences, 27(1), 1-7. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v27i1.1429
Sección
Enfermagem

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