Dados epidemiológicos de portadores de fissuras labiopalatinas de uma instituição especializada de Londrina, Estado do Paraná
Resumen
O objetivo deste estudo foi descrever as características de uma população de 377 fissurados atendidos por uma instituição de Londrina, Estado do Paraná. Para tanto, foi avaliada a prevalência das fissuras em relação ao gênero, ao hábito materno de fumar até o 3º mês de gestação, à história familiar de fissuras, à classificação socioeconômica e às faixas etárias materna e paterna nas quais os fissurados foram concebidos. A fissura de maior prevalência foi a transforame (59,9%), a razão entre os gêneros foi de 1,5 masculino:1,0 feminino, 92,6% da população pertencia à classe econômica baixa e as idades maternas e paternas foram respectivamente 25,5 ± 7,0 e 29,8 ± 8,9 anos. Os resultados de χ2 para a associação entre as variáveis e os tipos de fissura foram positivos em relação ao gênero (χ20,05;2=20,6) e à idade paterna no período da concepção (χ20,05;8=26,3)Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.