<b>Metodologias de atendimento à família: o fazer do assistente social</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1618

  • Cristiane da Silva de Jesus UESC
  • Karla Terezinha Rosa UFSC
  • Greicy Gandra Soares Prazeres UFSC

Resumen

A prática profissional dos assistentes sociais com famílias acompanha a história da profissão, o que os leva a buscar formas de atendimento mais eficazes e efetivas. O presente estudo se propõe identificar as metodologias de atenção às famílias, desenvolvidas pelo Serviço Social. O estudo, do tipo exploratório, foi realizado com assistentes sociais de instituições de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil. Como resultado, identificamos que: a finalidade dos serviços concentra-se na área da assistência, seguida da educação e da pesquisa; como referencial teórico-metodológico, percebemos diferentes vertentes, revelando ecletismo na condução dos trabalhos; como instrumental técnicooperativo, se sobressaem os encaminhamentos, as visitas domiciliares, o estudo e o parecer social; já a forma de atuação transita entre a disciplinaridade e a interdisciplinaridade. Constatamos que o trabalho com famílias envolve quatro etapas: entrada da família, identificação, acompanhamento e seu desligamento. Os profissionais ressaltam resultados positivos e a importância de se contemplar a família como totalidade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Cristiane da Silva de Jesus, UESC
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e especialização em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (2000) Currículo Lattes
Publicado
2008-04-04
Cómo citar
Jesus, C. da S. de, Rosa, K. T., & Prazeres, G. G. S. (2008). <b>Metodologias de atendimento à família: o fazer do assistente social</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1618. Acta Scientiarum. Health Sciences, 26(1), 61-70. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v26i1.1618
Sección
Ciências da Saúde

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus