<b>Metodologias de atendimento à família: o fazer do assistente social</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1618
Resumen
A prática profissional dos assistentes sociais com famílias acompanha a história da profissão, o que os leva a buscar formas de atendimento mais eficazes e efetivas. O presente estudo se propõe identificar as metodologias de atenção às famílias, desenvolvidas pelo Serviço Social. O estudo, do tipo exploratório, foi realizado com assistentes sociais de instituições de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil. Como resultado, identificamos que: a finalidade dos serviços concentra-se na área da assistência, seguida da educação e da pesquisa; como referencial teórico-metodológico, percebemos diferentes vertentes, revelando ecletismo na condução dos trabalhos; como instrumental técnicooperativo, se sobressaem os encaminhamentos, as visitas domiciliares, o estudo e o parecer social; já a forma de atuação transita entre a disciplinaridade e a interdisciplinaridade. Constatamos que o trabalho com famílias envolve quatro etapas: entrada da família, identificação, acompanhamento e seu desligamento. Os profissionais ressaltam resultados positivos e a importância de se contemplar a família como totalidade.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.