<b>Humanização da assistência de enfermagem: estudo com clientes no período pós-internação de uma UTI-adulto</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i2.2227
Resumen
A Humanização na Enfermagem há muito é abordada no meio acadêmico, entretanto, na prática, ela não tem se concretizado. Este estudo aborda aspectos da humanização de clientes internados em uma UTI-adulto. Foram analisados 93 prontuários, dos quais 8 preencheram os requisitos para compor a amostra. A coleta de dados ocorreu através de entrevista, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no domicílio dos participantes. As informações foram agrupadas, seguindo-se em parte as orientações de Bardin (1977). Os resultados mostraram que, para os clientes, a interação e a atenção da enfermagem são mais significativas que os cuidados técnicos, que a prática de restrição de movimentos gera desconforto e angústia e a maioria desconhece os seus direitos como usuário do sistema de saúde. Sugerimos que a equipe atente para a necessidade de atuação sob a ótica individualizada e globalizada do cliente.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.













5.png)





