<b>Comunicação verbal de uma equipe médica: percepções e necessidades de visitantes de uma UTI</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i2.2233

  • Ana Cleide Soares Victor HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - MARINGÁ
  • Laura Misue Matsuda UEM
  • Silvia Maria dos Santos Saalfeld HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - MARINGA
  • Yolanda Dora Martinez Évora EERP - USP
Palavras-chave: UTI, comunicação verbal, informação, equipe médica, interdisciplinaridade, visitantes

Resumo

O presente estudo contou com 27 sujeitos e investigou o conteúdo e as formas como a comunicação se processa entre a equipe médica e os visitantes de uma UTI-adulto. Os dados foram coletados por intermédio de entrevista estruturada, após consentimento por escrito. Dentre os resultados, 8 não compreenderam todas as informações, 24 não receberam informações por escrito, 25 não foram solicitados para fazer feedback e 12 não receberam estímulos para fazer perguntas. Sobre o que foram informados, mencionaram: a respeito da doença (22), resultados de exames e tratamento (8 respectivamente). 14 referiram que gostariam de receber informações sobre o estado geral do cliente e 8 apontaram o prognóstico. As sugestões mais citadas para melhoria foram: mais detalhes a respeito do estado geral, abertura para fazer perguntas e receber informações por escrito. Observou-se que o processo de comunicação entre os dois grupos necessita ser otimizada. Sugere-se, para tanto, a perspectiva da interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Misue Matsuda, UEM
Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (1982), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Consultora da Revgista Ciência, Cuidado e Saúde e professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem hospitalar, com ênfase em Curso de Mestrado, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Qualidade, Humanização, Satisfação Profissional, pós-operatório, revascularização miocárdica, enfermagem, família; cuidado e cuidado ao idoso Currículo Lattes
Publicado
2008-04-17
Como Citar
Victor, A. C. S., Matsuda, L. M., Saalfeld, S. M. dos S., & Évora, Y. D. M. (2008). <b>Comunicação verbal de uma equipe médica: percepções e necessidades de visitantes de uma UTI</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i2.2233. Acta Scientiarum. Health Sciences, 25(2), 199-206. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v25i2.2233
Seção
Ciências da Saúde

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus