<b>Comunicação verbal de uma equipe médica: percepções e necessidades de visitantes de uma UTI</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i2.2233
Resumo
O presente estudo contou com 27 sujeitos e investigou o conteúdo e as formas como a comunicação se processa entre a equipe médica e os visitantes de uma UTI-adulto. Os dados foram coletados por intermédio de entrevista estruturada, após consentimento por escrito. Dentre os resultados, 8 não compreenderam todas as informações, 24 não receberam informações por escrito, 25 não foram solicitados para fazer feedback e 12 não receberam estímulos para fazer perguntas. Sobre o que foram informados, mencionaram: a respeito da doença (22), resultados de exames e tratamento (8 respectivamente). 14 referiram que gostariam de receber informações sobre o estado geral do cliente e 8 apontaram o prognóstico. As sugestões mais citadas para melhoria foram: mais detalhes a respeito do estado geral, abertura para fazer perguntas e receber informações por escrito. Observou-se que o processo de comunicação entre os dois grupos necessita ser otimizada. Sugere-se, para tanto, a perspectiva da interdisciplinaridade.Downloads
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