<b>Comunicação verbal de uma equipe médica: percepções e necessidades de visitantes de uma UTI</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i2.2233

  • Ana Cleide Soares Victor HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - MARINGÁ
  • Laura Misue Matsuda UEM
  • Silvia Maria dos Santos Saalfeld HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - MARINGA
  • Yolanda Dora Martinez Évora EERP - USP

Résumé

O presente estudo contou com 27 sujeitos e investigou o conteúdo e as formas como a comunicação se processa entre a equipe médica e os visitantes de uma UTI-adulto. Os dados foram coletados por intermédio de entrevista estruturada, após consentimento por escrito. Dentre os resultados, 8 não compreenderam todas as informações, 24 não receberam informações por escrito, 25 não foram solicitados para fazer feedback e 12 não receberam estímulos para fazer perguntas. Sobre o que foram informados, mencionaram: a respeito da doença (22), resultados de exames e tratamento (8 respectivamente). 14 referiram que gostariam de receber informações sobre o estado geral do cliente e 8 apontaram o prognóstico. As sugestões mais citadas para melhoria foram: mais detalhes a respeito do estado geral, abertura para fazer perguntas e receber informações por escrito. Observou-se que o processo de comunicação entre os dois grupos necessita ser otimizada. Sugere-se, para tanto, a perspectiva da interdisciplinaridade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Laura Misue Matsuda, UEM
Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (1982), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Consultora da Revgista Ciência, Cuidado e Saúde e professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem hospitalar, com ênfase em Curso de Mestrado, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Qualidade, Humanização, Satisfação Profissional, pós-operatório, revascularização miocárdica, enfermagem, família; cuidado e cuidado ao idoso Currículo Lattes
Publiée
2008-04-17
Comment citer
Victor, A. C. S., Matsuda, L. M., Saalfeld, S. M. dos S., & Évora, Y. D. M. (2008). <b>Comunicação verbal de uma equipe médica: percepções e necessidades de visitantes de uma UTI</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i2.2233. Acta Scientiarum. Health Sciences, 25(2), 199-206. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v25i2.2233
Rubrique
Ciências da Saúde

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus