<b>Representações sociais de saúde e de doença na velhice</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i2.2235
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivos descrever algumas características de um grupo de idosos residentes numa cidade do Sul do Brasil e compreender suas representações sociais de saúde e de doença na velhice. O marco referencial utilizado foi a Teoria das Representações Sociais e a estratégia para a coleta de dados incluiu uma entrevista estruturada e a Técnica de Desenho-História com Tema. Os dados produzidos foram submetidos à análise temática e permitiram concluir que o grupo pesquisado possui um corpo de conhecimento particular sobre saúde e doença na velhice. Um modo específico de pensar, de sentir e de agir, frente ao fenômeno saúde/doença, estão coerentes com a natureza social, histórica e cultural do grupo, bem como com o meio no qual está inserido.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.