<b>Avaliação da composição química de Cymbopogon citratus Stapf cultivado em ambientes com diferentes níveis de poluição e a influência na composição do chá</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v32i1.4543
Resumen
Cymbopogon citratus Stapf, o popular capim-santo, é espécie originária da Índia, que chegou ao Brasil, possivelmente, no tempo colonial, e era utilizada como planta ornamental, sendo encontrada cultivada em todo o país. Diversos são os usos populares para essa planta, desde tratamento de dores estomacais, intestinais, antidiarreico, até anticelulite e estética de cabelos oleosos. Essa planta se desenvolve em ambientes insalubres como beira de estrada, e isso pode levar a mudanças no seu aspecto químico e, em consequência disso, mudanças em seus derivados. Este trabalho analisou se ocorreu variação da composição química da planta cultivada na presença ou ausência de estresse ambiental (poluição urbana). Foram pesquisados por meio de cromatografia de camada delgada os seguintes compostos: saponinas, iridoides e proantocianidinas, mono e sesquiterpenos, triterpenos e esteroides, luteolina, polifenóis e alcaloides. Concluiu-se que este fator pode ter contribuído para modificação da composição química de suas folhas, reduzindo a síntese de compostos mais polares e favorecendo a síntese de possíveis leucoantocianidinas para provável proteção. Isso poderá acarretar ao chá alterações em sua propriedade farmacológica e toxicológica.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.