<b>Assistência à família na atenção básica: facilidades e dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde</b> - doi: 10.4025/actascihealthsci.v34i1.7624
Resumen
O presente estudo, descritivo de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar as facilidades e dificuldades dos profissionais da Atenção Básica para atuar junto às famílias. Os dados foram coletados no período de setembro a dezembro de 2006 junto a 39 profissionais atuantes em nove unidades básicas de saúde do Município de Maringá, Estado do Paraná, por meio de entrevistas semiestruturadas. A visita domiciliar tem sido referida como o mais frequente instrumento para a realização de assistência na atenção básica. A principal facilidade referida foi o vínculo entre profissionais e família, e as dificuldades foram: inexistência de veículos para a locomoção até os domicílios, equipes incompletas e tempo insuficiente para as visitas. Os profissionais demonstraram existir uma preocupação com o estabelecimento do vínculo com a família e que, mesmo com os problemas encontrados, consideram importante a assistência à família e acreditam que esta pode colaborar para o tratamento das doenças presentes no seio familiar, facilitando a assistência profissional por meio da corresposnabilização família/profissional.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.